terça-feira, 24 de maio de 2016

Obediência

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.”
(João 14.15)

Sabe aquele costume que temos de dizer “minha vida daria um livro”? Não tenho apenas esse costume, mas também o de dividir minha história em capítulos, partes e criar até playlists. No início de 2015 passei dez dias viajando e diariamente indo à cultos em diferentes igrejas da cidade onde estava, ouvindo louvores diferentes dos quais era acostumada, pregações online de diversos pastores do país e conversando com pessoas as quais não faziam parte do meu convívio. Naqueles dias, constante e claramente ouvia: “Obedeça! Obedeça! Obedeça! Obedeça! Obedeça! Obedeça! Obedeça!”

(Jeremias 18.2) “Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.”

No final do ano anterior vivi tribulações emocionais as quais plantaram questionamentos em minha mente, afastaram-me do Senhor e consequentemente daquilo que Ele queria pra mim. Quando programei aquela viagem de férias, premeditei-a como um retiro espiritual para que eu ‘voltasse’ a ouvir a voz Dele. Eu sabia que onde e como estava vivendo seria difícil, então fui, viajei. Dez dias para ouvi-lo.

Durante todos esses meses tudo o que anotei e recordo daqueles momentos, me mostrava que Deus queria que eu o obedecesse, que eu fosse ousada, mas apenas hoje pude perceber que o obedeci desde o primeiro momento, quando decidi pela viagem. Uma decisão de obediência que transformou o roteiro da minha história, da minha vida. Eu levantei e desci à casa do oleiro, eu decidi desligar-me da minha rotina e ter um novo encontro com o oleiro da minha vida, lá Ele falou comigo e me fez ouvir suas palavras. Lembre-se: “Decidir obedecer mesmo quando as circunstancias não estão favoráveis, te faz crescer. Decidir desobedecer mesmo quando as circunstancias estão favoráveis, te faz morrer, mesmo que aos poucos, imperceptivelmente.”

 (Apocalipse 3:20) Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”

Se Deus não está trazendo as respostas que tanto almejas, é porque você ainda não ‘desceu’. O que significa ‘descer’? Obedecer. Fazer a vontade de Deus. Deus é tão bom que Ele só transforma a vida de quem se permite ser transformado e para isso é necessário OBEDECER. Ele é educado para bater à porta do seu coração, pedir licença e entrar quando você deixar. Porém a partir do momento que Ele está contigo, nova criatura és. Mas apesar Dele te amar como és, almeja te transformar no melhor que você puder ser.

A obediência gera transformação, mas a desobediência leva o povo a viver uma vida desgraçada = sem graça. E a graça de Deus vem para aqueles que aceitam a Sua graça (favor imerecido) por meio do Seu Filho unigênito, santo, Jesus, o qual Ele entregou à morte por amor a nós, pecadores.

Você pode até pensar na possibilidade de não obedecer porque o preço da obediência é alto, mas cuidado! O preço da desobediência é ALTÍSSIMO.  O pecado se espalha na vida do que é desobediente.

(Isaías 1:18-20) “Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e OBEDECERDES, comereis o bem desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.”

Não sabe por onde começar a ser obediente a Deus? O primeiro sinal de que Ele quer que sejamos obedientes está em seus mandamentos. “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:37-40)

(João 15:12-17) “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.”

Além dos mandamentos, há muitas outras situações bíblicas que Deus fala conosco usando verbos no imperativo, como foi o caso da conversa do Senhor com o rico ‘perfeito’. (Mateus 19:21) “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, VAI, VENDE tudo o que tens e DÁ-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e VEM, e SEGUE-me.” Ele constantemente nos ordena a fazer algo porque nos quer sempre em ação. Nossas ações, por mais que sejam contrárias às tribulações passadas, geram em nós a perseverança da fé e nos liberta de enfermidades, depressão, vícios... Não apenas isso! Ele também pode nos libertar de idolatria aos bens materiais que nos aprisiona neste mundo. Servir é uma ação que nos liberta.

Irmãos atentai-vos. Não somos daqui, somos do céu. Não vamos mais perder tempo com as coisas daqui. Vamos nos ligar mais a Ele e obedecer a Sua palavra que nos renova, de modo que ela transborde em nós. Não deixemos nem mesmo o desânimo dos nossos problemas nos impedir de sermos obedientes, pois até isso nos ordena o Senhor, que sejamos esforçados, animados, corajosos. Deus não está tão preocupado com os seus problemas. Ele está preocupado com VOCÊ, pois é através de você que os problemas serão solucionados. Você só tem bom ânimo quando se esforça para agir, obedecer.

(Josué 1:9) “Não to mandei eu? Esforça-te, e TEM bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Aline Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário